quarta-feira, 28 de agosto de 2013

OAB contra o trote

A Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil retoma sua ação institucional contra a prática de trote violento nas faculdades brasileiras. Com o mote “Entrar na Faculdade tem que Ser Motivo de Alegria”, a campanha pretende engajar estudantes, professores, dirigentes e todos os demais atores do campo educacional superior nesta luta contra o que consideramos nada menos que um ato criminoso.
Ressaltamos, a exemplo do que fizemos na etapa anterior desta campanha, que há vários crimes previstos em lei que podem derivar do trote. Esperamos, contudo, que iniciativas de cunho educacional e preventivo sejam suficientes para coibir o subjugo de calouros universitários.
Se não vemos justificativas culturais plausíveis para o trote de qualquer natureza, o condenamos com veemência em sua forma mais abjeta, aquela em que o recém-ingresso no curso superior é degradado física e moralmente. Se existe uma tradição que manda recepcionar o novo aluno de modo festivo, por que alguns insistem em expô-lo ao ridículo em vez de congraçá-lo?
A OAB-SP, por meio de sua Comissão de Combate ao Trote Violento, empenha-se para que o ingresso na faculdade seja um momento inesquecível para o estudante, constituindo-lhe o primeiro passo rumo a um futuro de êxito profissional e o início o é um iniciante na vida independente. Traumas e frustrações em momento tão crucial podem custar-lhe o futuro.

Marcos da Costa
Presidente da OAB-SP

Fábio Romeu Canton Filho
Presidente da Comissão de Combate ao Trote Violento da OAB-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário