quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Qual é o problema com os médicos cubanos?

Qual é o problema com os médicos cubanos?
Como já se suspeitava, o governo brasileiro "importará" médicos cubanos.
Sou contra a Xenofobia (aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros). E acredito que todos os estrangeiros são bem-vindos em território brasileiro.
Então, qual é o problema com os médicos cubanos?
O mais grave de todos, caso confirmadas as primeiras suspeitas veiculadas pela imprensa.
Explico.
Após a abolição da escravidão em 13 de maio de 1888, a trazida dos médicos cubanos (repito, confirmadas as primeiras informações da imprensa - não li o acordo internacional entre Brasil e Cuba e espero estar profundamente enganado) será o primeiro ato do governo brasileiro a legitimar novamente o tráfico de seres humanos.
Escuto e assisto agora, na televisão, que a vinda dos médicos cubanos será no modelo de "aluguel de pessoas humanas", modelo muito próximo ao da escravidão. É dizer, o governo pagará dinheiro ao Estado de Cuba que enviará médicos para trabalharem no Brasil remunerados pelo País de origem.
O regime de tráfico de pessoas, na sua forma moderna (aluguel de profissionais médicos), ofende o maior valor da Constituição cidadã, promulgada aos 5 de outubro de 1988 – a dignidade da pessoa humana.
Ofende também a liberdade.
Lamentável!
A necessidade de saúde do povo brasileiro não pode legitimar o tráfico de seres humanos, como um sistema de “aluguel de médicos”.
Como a necessidade econômica do Brasil do passado nunca legitimou a escravidão.
É problema brasileiro, sim senhor Ministro Padilha, saber em detalhes o que Cuba fará com o dinheiro que receber do programa Mais Médicos e como será a remuneração dos médicos aqui instalados. Não podemos incentivar nem mesmo nos relacionar com Países que não respeitam a liberdade e a dignidade humana. E isso também está na Constituição.
A presidenta da República precisará explicar muito bem essa medida por ela adotada, sob pena de praticar o maior erro conceptual de seu governo, qual seja, uma profunda distorção da liberdade e da dignidade humana, valores maiores da sociedade democrática brasileira.
Alexandre Ogusuku
Presidente da OAB Sorocaba

Um comentário:

  1. Veja que jogada canalha do PT, faz um convênio de R$ 511 milhões com Cuba e com um tiro só da dinheiro a ditadura de Cuba e ganha 4.000 agentes de propaganda petista/comunista e tudo pago com o nosso dinheiro!

    ResponderExcluir