quinta-feira, 6 de outubro de 2011

OAB Sorocaba alerta advogados e advogadas sobre tentativa de golpe

Estelionatários vêm tentando aplicar golpes nos advogados inscritos na 24a. subseção da OAB/SP.
O golpe é tentado por telefone, e consiste no seguinte: uma pessoa se identifica como agenciador responsável por um expressivo número de empregados rurais, que teriam sido demitidos sumariamente de uma grande empregadora (geralmente, o golpista menciona nomes de usinas de cana-de-açúcar).
Alegando desconfiar da idoneidade e capacidade dos advogados da cidade onde estaria sediada essa empregadora, o golpista diz que chegou até o nome da vítima por indicação de terceiros, e propõe que a vítima patrocine os interesses dos supostos empregados demitidos, ajuizando reclamações trabalhistas visando o recebimento das verbas rescisórias que não teriam sido pagas.
Então, o golpista diz que os empregados rurais demitidos residem numa região distante de Sorocaba, e que por isso precisará reuni-los em uma chácara, por exemplo, ou que terá que fretar diversos ônibus para transportar essa massa de trabalhadores até o escritório da vítima. Neste momento, geralmente esse golpista pede à vítima que adiante ao menos uma parte do dinheiro que será gasto com esse “encontro”, ou seja, pede para a vítima custear despesas com “aluguel” do local, ou então com “combustível” e “fretamento”, através de crédito em conta bancária.
Já existem relatos de colegas que infelizmente caíram nesse golpe, e de outros que se aperceberam da intenção maliciosa de seu interlocutor. Vale lembrar que o poder de persuasão desses criminosos é algo fora do comum, e acaba por seduzir os mais desavisados.
De qualquer forma, a OAB/SP cumpre aqui o seu papel institucional e alerta a todos os advogados, advogadas e estagiários sobre essa tentativa criminosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário