sexta-feira, 9 de março de 2012

Diretoria da OAB/Sorocaba homenageia mulheres advogadas

A diretoria da 24ª Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sorocaba homenageou 15 mulheres advogadas em cerimônia na última terça-feira, dia 6 de março. “É um reconhecimento por um trabalho que eu continuo fazendo por vocação”, disse Heloisa Dini, uma das homenageadas, a primeira mulher a presidir uma subseção da OAB no Brasil, em 1986, justamente a de Sorocaba.

A iniciativa marcou a semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher - quinta-feira, 8 de março. Mais de 100 mulheres participaram da homenagem, na Casa do Advogado localizada no Alto da Boa Vista. O auditório da Casa do Advogado ficou lotado. As homenagens se estenderam às presidentes e integrantes das diversas comissões e também às funcionárias da OAB e da Casa do Advogado. Entre os convidados compareceram representantes da Polícia Militar e da Prefeitura de Sorocaba. 





Outra advogada homenageada, Lindinalva Maria Pazetti da Silva, comemorou: “É motivo de muito orgulho e satisfação. E, por intermédio da minha profissão, eu tento fazer alguma coisa em prol da sociedade e da construção da vida. Nós podemos usar a nossa profissão como ferramenta de construção da dignidade humana e da pessoa em si.”

O presidente da 24ª Subseção da OAB, Alexandre Ogusuku, apresentou um histórico das carreiras jurídicas que mostra que no Brasil a ocupação de cargos em postos de destaque por mulheres é um fenômeno recente. Como exemplo, lembrou que Ana Cândida da Cunha Ferraz se tornou a primeira procuradora do Estado de São Paulo em 1975.

“Não foi fácil o ingresso da mulher nos órgãos da Justiça”, disse Ogusuku, lembrando que as dificuldades também ocorrem no mercado de trabalho.

As demais homenageadas foram as advogadas Lílian Rose de Lemos Santos, Iara Sant’Anna de Mello, Leila Badra Freitas e Silva, Jacyra Vieira, Regis Cassar Ventrella, Marta Regina Rodrigues Silva Borges, Anna Marques Moraes, Zilda de Fátima Lopes Martin, Elza Helena dos Santos, Valéria Regina Camargo, Rosana Batista Rosa, Josefina Colo e Angelina de Souza Bianchi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário